GALERINHA NO PALANQUINHO

E ESSA É NOSSA ESCOLA

A HISTÓRIA DA ESCOLA RUI BARBOSA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, iniciou suas atividades na comunidade da Linha Pavão em 1958, num simples prédio de madeira, com duas salas apenas, pertencente a Firma Baal, localizada a 1000 metros da atual Escola, onde meninos e meninas estudavam separados.
Neste período, o nosso Município estava sob a administração do prefeito Walter Faulhaber. E a responsável pela escola era a professora Vitória Pool.
As crianças que moravam longe da escola vinham à cavalo ou a pé, muitas vezes enfrentando as geadas e as chuvas, sendo que as estradas não mudaram muito.
Quando era muito frio os alunos traziam a lenha para fazer o fogo no fogão e se esquentar.
As crianças na escola aprendiam a ler, escrever, fazer contas e desenhar.
No recreio as brincadeiras eram: pega-pega, se esconder e roda, pois não havia quadra, bola, balanças ou outros brinquedos como hoje tem. A merenda era trazida de casa pelos alunos.
Naquela época, aluno desobediente, que não relizava suas tarefas apanhava de vara na mão ou ajoelhava-se em grãos de milho.
Para denominar a Escola, escolheu-se o nome de um importante personagem da história brasileira, o político e escritor Rui Barbosa de Oliveira.
Foram diretores da Escola até o momento, segundo os registros: Vitória Pool, Elsi Malheiros de Moura, Nilza Queiroz Keske, Iula da Costa Malheiros, Tadeu Arbigaus, Adelino Berlezi, Irma Leal de Oliveira, Agnes Ribas, Marlene Zimmermann, Maria das Graças Ragasson e Angelita Kläsener.
Atualmente o Diretor da Escola é Isaías Rabelo e a Escola conta com aproximadamente 450 alunos, distribuídos da Educação Infantil ao ensino fundamental, inclusive Educação de Jovens e Adultos.

Nenhum comentário: